SISTEMAS DE PRESSURIZAÇÃO

PRESS 1.png
PRESS 2.png
PRESS 3.png
Os pressurizadores são compostos por uma eletrobomba e um controlador automático que aciona quanto tem consumo. A utilização de um pressurizador de água é indicada para situações com pouca altura para a caixa d’água ou para a cisterna.
O que é e para que serve pressurizador de água?
É um aparelho elétrico destinado a manter a pressão de água em níveis normais ou aumentá-la nas tubulações de um imóvel. O pressurizador quando acionado potencializa a pressão e vazão.
Indicado para aplicações residenciais, industriais e comerciais com pouca pressão de água, o pressurizador é uma excelente solução para quem deseja melhorar o funcionamento da pressão para a saída de água.
Quais os tipos de pressurizadores de água?
Pressurizador por Fluxostato:
Pressurizadores acionados por fluxostato: são pressurizadores que irão acionar quando existir fluxo de água, ou seja quando abrir algum ponto de água como uma torneira ou um chuveiro a água começa a se mover por conta da ação da gravidade e o pressurizador detecta este movimento da água e aciona.
A principal vantagem do pressurizador com fluxostato é o preço e a principal desvantagem é que a maioria deles exige que você tenha uma diferença mínima de altura entre o fundo do reservatório e o primeiro ponto a ser pressurizado. Outra desvantagem é que ele só pressuriza para baixo.
Pressurizador por Pressostato:
Pressurizadores acionados por pressostato: são pressurizadores que irão acionar quando existir uma queda na pressão da linha de água, ou seja quando abrir algum ponto de água como uma torneira ou um chuveiro a pressão da água vai diminuir e o pressurizador detecta esta queda de pressão e aciona. Ele irá desligar quando atingir a pressão máxima regulada, ou seja, ele irá trabalhar entre a pressão mínima e a pressão máxima regulada, mantendo sempre a rede pressurizada.
A principal vantagem do pressurizador com pressostato é que ele pode ser instalado abaixo ou acima dos pontos a serem pressurizados, ou seja ele pressuriza tanto para cima quanto para baixo do seu local de instalação.
Pressurizador com inversor de frequência:
Pressurizadores acionados por inversor de frequência: são pressurizadores que irão acionar quando existir uma pequena queda na pressão da linha de água, ou seja quando abrir algum ponto de água como uma torneira ou um chuveiro a pressão da água vai diminuir levemente e o pressurizador detecta esta queda de pressão e aciona. A principal diferença entre o pressurizador inverter e o pressurizador com pressostato é que o pressurizador inverter mantém a linha pressurizada sempre na mesma pressão independentemente da quantidade de pontos que estão consumindo esta água.
Ele funciona como um acelerador, que acelera e desacelera conforme a necessidade, ou seja, se tivermos apenas uma torneira aberta ele vai acelerar a bomba pressurizadora somente o necessário para atender aquela torneira. Se tiver uma torneira e mais um chuveiro ele irá acelerar a bomba somente o necessário para atender esta torneira e o chuveiro. Ele irá desligar quando todos os pontos forem fechados, mantendo sempre a rede pressurizada.
Com isso com pressurizador inverter temos duas grandes vantagens, sendo a primeira economia de energia, pois o pressurizador não trabalha com 100% da sua potência em todo acionamento e a outra grande vantagem é que a pressão fica sempre constante, sem oscilações.